quarta-feira, 27 de novembro de 2013

 A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PRÉVIO DO ALUNO PARA A APRENDIZAGEM
Diante de perspectiva positiva é fundamental que um professor compreenda a importância da seleção de atividades matemáticas adequadas a idade e ao nível de conhecimento da criança. Partindo desse pondo ale ressaltar que não basta apenas saber o conteúdo a ser proposto para aula, mas sim conhecer a necessidade que o aluno apresenta.
O professor não deve proporcionar ao aluno uma aprendizagem de forma autoritária, como se tudo o que for ensinado seja de forma que não possa ser debatido, pois não é esse o objetivo, pois de acordo com a autora Constance Kamii ele enfatiza que uma criança ativa e curiosa não aprende Matemática memorizando, repetindo e exercitando, mas resolvendo situações-problema, enfrentando obstáculos cognitivos e utilizando os conhecimentos que sejam frutos de sua inserção familiar e social. Ao mesmo tempo, os avanços conquistados pela didática da Matemática nos permitem afirmar que é com o uso do número, da análise e da reflexão sobre o sistema de numeração que os pequenos constroem conhecimentos a esse respeito.
Trecho do livro: A CRIANÇA E O NUMERO
"Quando ensinamos número e aritmética como se nós, adultos, fôssemos a única fonte válida de retroalimentação, sem querer ensinamos também que a verdade só pode sair de nós. Então a criança aprende a ler no rosto do professor sinais de aprovação ou desaprovação. Tal instrução reforça a heterônoma da criança e resulta numa aprendizagem que se conforma com a autoridade do adulto. Não é dessa forma que as crianças desenvolverão o conhecimento do número, a autonomia, ou a confiança em sua habilidade matemática. (...) Embora a fonte definitiva de retroalimentação esteja dentro da criança, o desacordo com outras crianças pode estimulá-la a reexaminar suas próprias ideias. Quando a criança discute que 2 + 4 = 5, por exemplo, ela tem a oportunidade de pensar sobre a correção de seu próprio pensamento se quiser convencer a alguém mais. É por isso que a confrontação social entre colegas é indispensável (...)."
É preciso proporcionar ao aluno atividades para que eles possam questionar, pensar sem ter medo de errar, levando o mais próximo da realidade possível, pois a sequencia logica não tem como ser ensinada o aluno precisa estar preparado psicologicamente e ter suas habilidades desenvolvidas de acordo com suas estruturas mentais, mas por isso a intervenção do professor é importante pois é responsável por proporcionar experiências para que os alunos adquiram suas habilidades.
REFERÊNCIA

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