Fonte: http://www.crescerphd.com.br/site/integral_mini-mercado/
segunda-feira, 25 de novembro de 2013
Desenvolvimento da atividade em sala.
Mini Mercado
Os alunos do Integral – 2º ao 5º ano – montaram na sala de aula um mini mercado na qual puderam simular a compra e venda de diversos produtos trazidos para esse momento específico. Desta maneira, estipularam preços, tiveram que calcular e devolver o troco corretamente – praticando a adição e a subtração – e conheceram bem a moeda que usamos em nosso país – o real. Assim , todos aprenderam de forma divertida e prazerosa.
Fonte: http://www.crescerphd.com.br/site/integral_mini-mercado/
Fonte: http://www.crescerphd.com.br/site/integral_mini-mercado/
quarta-feira, 25 de setembro de 2013
Jogo Dominó
Jogo de Dominó
História do
dominó
O dominó é um jogo de mesa que
pode ser considerado como uma extensão dos dados. Embora imagina-se que sua
origem é oriental e antiquíssima, não sabemos se a forma atual era conhecida na
Europa até a metade do século XVIII, quando os italianos o
introduziram.
Sua popularidade nos países
latino-americanos é enorme, particularmente no Caribe (Porto Rico, Cuba,
etc.).
Faixa
etária:
Acima de 5 anos
Materiais
necessários:
Placa de isopor de 2 cm
Contact nas cores: verde,
vermelho, amarelo e preto.
Objetivo do
jogo:
Para jogar dominó são
necessárias 28 pedras retangulares. Cada pedra está dividida em 2 espaços
iguales nos que aparece um número de 0 até 6. As pedras abrangem todas as
combinações possíveis com estes números.
Pode-se jogar com 2, 3 ou 4
jogadores ou em duplas.
O objetivo do jogo é colocar todas as suas
pedras na mesa antes dos adversários e marcar pontos. O jogador que ganha uma
rodada, marca pontos segundo as pedras que foram colocadas pelos seus
adversários.
A partida terminará quando um
jogador ou dupla alcançar a quantidade de pontos indicada nas opções de
mesa.
Como jogar o
dominó:
Cada jogador recebe 7
pedras quando começa a rodada. Se na partida
houver menos de 4 jogadores, as pedras restantes ficam no dorme para
serem compradas.
O jogo começa pelo jogador que
tenha a pedra dobrada mais alta (se jogam 4 pessoas, sempre começará quem tem o
seis dôbre ou carrilhão). No caso de que nenhum jogador tenha dobradas, começará
o jogador que tenha a pedra mais alta. A partir desse momento, os jogadores
realizam suas jogadas, por turnos e no sentido
anti-horário.
O jogador que começa a
partida leva
vantagem. Este é um conceito importante para a estratégia do
dominó, pois o jogador ou dupla que começa, normalmente, é o que leva a vantagem
durante a partida.
Regras:
Cada jogador, no seu turno, deve
colocar uma das suas pedras em uma das 2 extremidades abertas, de forma que os
pontos de um dos lados coincida com os pontos da extremidade onde está sendo
colocada. As dobradas são colocadas de maneira transversal para facilitar sua
localização.
Quando o jogador coloca sua
pedra sobre a mesa, seu turno se acaba e passa-se ao seguinte
jogador.
Se um jogador não puder jogar,
deverá “comprar” do dorme
tantas pedras como forem necessárias. Se não houver pedras no dorme, passará o
turno ao seguinte jogador.
Final de uma
rodada
A partida continua com os jogadores colocando suas
pedras sobre a mesa até que se apresente
alguma das seguintes situações:
alguma das seguintes situações:
Dominó
Quando um jogador coloca sua
última pedra na mesa, essa ação é chamada de bater. Quando
joga-se sozinho, o jogador que ganhou a partida soma
os pontos de todos os seus adversários. Jogando em
dupla, somam-se os pontos de todos os jogadores incluindo os do
seu companheiro.
Fecha
Existem casos onde nenhum dos
jogadores pode continuar a partida. Isto ocorre quando o número das extremidades
saiu 7 vezes antes. Nesse momento se diz que a partida está fechada. Os
jogadores contarão os pontos das pedras que ficaram; o jogador ou dupla com
menos pontos vencem e somam-se os pontos da maneira
habitual.
Pode acontecer de você ter os
mesmos pontos que o jogador ou a dupla que tem a vantagem, nesse caso, ganha
este jogador.
Seguinte
rodada:
Nas rodadas seguintes, o jogador
que começa o jogo é o seguinte da vez. Este pode começar o jogo com a pedra
que quiser mesmo que não seja uma
dobrada.
Fim de
jogo:
O jogo terminará quando um
jogador ou dupla conseguir a quantidade de pontos necessários para
ganhar.
Memórias
Memórias de Lívia Caroline Mendes Souza
A matemática não foi uma matéria em que eu tenha me destacado durante os anos vivenciados na escola.
Me lembro muito bem que era muito difícil aprender a divisão, achava muito complicado, outra lembrança são as resoluções de contas e expressões no quadro em sala de aula e sempre tinha um mais esperto que era o queridinho do professor.
Sempre que ia a papelaria era para comprar um livrinho de tabuada para poder copiar no caderno e não havia outro meio senão gravar toda tabuada, porque sempre tinha prova oral.
Uma professora que tenho em minha memória foi a do ensino fundamental na 6º serie, hoje 7º ano, ela era bem divertida e dinâmica e pude aprender muito com ela, pois ela ensinava a matemática usando nosso dia a dia, exemplo: ida ao mercado, percurso de casa ate a escola, criação de paródia em versões matemáticas.
Atividade com ábaco
Proposta de Atividade com Ábaco
Objetivos:
- Compreender e utilizar as técnicas operatórias para adição e subtração com trocas e reservas;
- Compreender e fazer uso das regras do Sistema de Numeração Decimal;
- Fazer uso de material semi simbólico para registro de cálculos de adição e subtração; Metodologia:
Para iniciar o uso do ábaco como suporte nas operações, é adequado que sejam propostas contas simples. Por exemplo:
21
+ 6
Inicia-se a operação colocando no ábaco o número de argolas
correspondentes à quantidade representada pelo primeiro numeral, 21. Portanto
uma argola deverá ser colocada no primeiro pino da direita para a esquerda (onde
são colocadas as unidades) e duas argolas deverão ser colocadas no segundo pino
da direita para a esquerda (onde são colocadas as dezenas). Em seguida,
coloca-se o número de argolas correspondentes à quantidade representada pelo
segundo numeral; portanto deverão ser colocadas 6 argolas no primeiro pino (das
unidades) . Faz-se a contagem encontrando 7 argolas no primeiro pino (7
unidades), e 2 argolas no segundo pino (2 dezenas), somando 27 argolas ou
unidades.
O próximo desafio será somar os valores 15 +
8
Como
a regra é não deixar mais de 10 argolas em um mesmo pino, e 13 é mais que 10
dessa forma, 10 das 13 argolas devem ser retiradas do primeiro pino e trocadas
por uma argola que será colocada no segundo pino, representando 10 unidades (1
dezena):
As
atividades de subtração envolvem o raciocínio inverso da adição:
14
– 3
A
subtração com reserva ou troca, requer um pouco mais de cuidado. Onde há na
adição a troca das unidades para a dezena, haverá na subtração a necessidade de
decompor as dezenas (ou centenas dependendo da operação) novamente em unidades
(ou na casa imediatamente à direita). Por exemplo:
21
– 6
O
trabalho com a centena e a unidade de milhar é semelhante, tendo apenas a
diferença da quantidade, que também pode requerer um trabalho mais apurado por
conta da abstração da quantidade e do reconhecimento dos valores.
Depois do trabalho com o material ábaco concreto, pode-se passar a registrar o ábaco em forma de desenho, parecido com o que vem aqui apresentado, pois o ábaco é justamente a transição do material concreto - como o material dourado que tem o valor em si mesmo nas peças -, e os símbolos e algoritmos, que são a representação da quantidade de forma simbólica.
Depois do trabalho com o material ábaco concreto, pode-se passar a registrar o ábaco em forma de desenho, parecido com o que vem aqui apresentado, pois o ábaco é justamente a transição do material concreto - como o material dourado que tem o valor em si mesmo nas peças -, e os símbolos e algoritmos, que são a representação da quantidade de forma simbólica.
Aluno de 10 anos do 5º ano do Ensino Fundamental:
1º Desafio:
- Você conhece o Ábaco?
2º Desafio:
- Você sabe contar usando ele?
3º Desafio:
- Como foi sua experiência com ele?
4° Desafio:
-Qual numero esta representado na figura abaixo?
(A) 1.314
(B) 4.131
(C) 10.314
(D) 41.301
(B) 4.131
(C) 10.314
(D) 41.301
Referências :
Disponível
em: <http://dialogoeducacao.blogspot.com.br/2011_08_01_archive.html>
Visto em: 09/09/2012
http://cambetabangkokmacau.blogspot.com.br/2011/05/abaco-sua-historia.html
segunda-feira, 23 de setembro de 2013
Ábacos
Ábacos
Ábaco Romano:
O ábaco romano foi criado por volta do século XIII, era utilizado para cálculos normais. Era bem parecido com o ábaco atual, era basicamente uma tábua com oitos sulcos, ou seja oito “linhas” onde ficavam as bolinhas, em cada sulco inferior ficavam 5 calculis (bolinhas) e no superior 4.No ábaco romano existem dez fios paralelos em volta da moldura de madeira. Cada fio com sua linha de bolas representa uma casa decimal (unidades, dezenas, centenas, milhares, etc), as contas são realizadas mudando a posição das bolinhas em relação as outras, e segundo o site pesquisado podia-se até extrair raízes. A ordem do ábaco é sempre crescente, sendo assim, avançando para esquerda, aumenta uma casa decimal.Estes ábacos eram utilizados principalmente por engenheiros, comerciantes e artesãos.
Por volta de 1600 D.C., os japoneses adaptaram uma evolução do ábaco chinês 1/5 e chamado de Soroban. O ábaco do tipo 1/4, o preferido e ainda hoje fabricado no Japão, surgiu por volta de 1930. Uma vez que os japoneses utilizam o sistema decimal optaram por adaptar o ábaco 1/5 para o ábaco 1/4, desta forma é possível obter valores entre 0 e 9 (10 valores possíveis) em cada coluna.
Fonte:http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/abaco/historia.htm
Ábaco Russo
O ábaco russo, inventado no século XVII, e ainda hoje em uso, é chamado de Schoty. Este ábaco opera de forma ligeiramente diferente dos ábacos orientais. As contas movem-se da esquerda para a direita e o seu desenho é baseado na fisionomia das mãos humanas. Colocam-se ambas as mãos sobre o ábaco, as contas brancas correspondem aos polegares das mãos (os polegares devem estar sobre estas contas) e as restantes contas movem-se com 4 ou 2 dedos. O valor das colunas está representado na Figura ao lado. e a linha mais baixa representa as unidades a seguinte as dezenas e assim sucessivamente. A forma de fazer operações matemáticas é semelhante ao do ábaco chinês.
Fonte:http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/abaco/historia.htm
Ábaco Asteca

De acordo com investigações recentes, ó ábaco Asteca(Nepohualtzitzin), terá surgido entre 900-1000 D.C. As contas eram feitas de grãos milho atravessados por cordéis montados numa armação de madeira. Este ábaco é composto por 7 linhas e 13 colunas. Os números 7 e 13 são números muito importantes na civilização asteca.O número 7 é sagrado, o número 13 corresponde à contagem do tempo em períodos de 13 dias.
Ábaco Escolar
Em todo o mundo, os ábacos têm sido utilizados na educação infantil e na educação básica como uma ajuda ao ensino do sistema numérico e da aritmética. Nos países ocidentais, uma tábua com bolas similar ao ábaco russo mas com fios mais direitos e um plano vertical tem sido comum (ver imagem).
Ábaco Romano:
Ábaco Japonês
Fonte:http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/abaco/historia.htm
Ábaco Russo
O ábaco russo, inventado no século XVII, e ainda hoje em uso, é chamado de Schoty. Este ábaco opera de forma ligeiramente diferente dos ábacos orientais. As contas movem-se da esquerda para a direita e o seu desenho é baseado na fisionomia das mãos humanas. Colocam-se ambas as mãos sobre o ábaco, as contas brancas correspondem aos polegares das mãos (os polegares devem estar sobre estas contas) e as restantes contas movem-se com 4 ou 2 dedos. O valor das colunas está representado na Figura ao lado. e a linha mais baixa representa as unidades a seguinte as dezenas e assim sucessivamente. A forma de fazer operações matemáticas é semelhante ao do ábaco chinês.
Fonte:http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/abaco/historia.htm
Ábaco Asteca
De acordo com investigações recentes, ó ábaco Asteca(Nepohualtzitzin), terá surgido entre 900-1000 D.C. As contas eram feitas de grãos milho atravessados por cordéis montados numa armação de madeira. Este ábaco é composto por 7 linhas e 13 colunas. Os números 7 e 13 são números muito importantes na civilização asteca.O número 7 é sagrado, o número 13 corresponde à contagem do tempo em períodos de 13 dias.
Ábaco Escolar
Em todo o mundo, os ábacos têm sido utilizados na educação infantil e na educação básica como uma ajuda ao ensino do sistema numérico e da aritmética. Nos países ocidentais, uma tábua com bolas similar ao ábaco russo mas com fios mais direitos e um plano vertical tem sido comum (ver imagem).
O tipo de ábaco aqui mostrado é vulgarmente utilizado para representar números sem o uso do lugar da ordem dos números. Cada bola e cada fio tem exatamente o mesmo valor e, utilizado desta maneira, pode ser utilizado para representar números acima de 100.
A vantagem educacional mais significante em utilizar um ábaco, ao invés de bolas ou outro material de contagem, quando se pratica a contagem ou a adição simples, é que isso dá aos estudantes uma ideia dos grupos de 10 que são a base do nosso sistema numérico. Mesmo que os adultos tomem esta base de 10 como garantida, é na realidade difícil de aprender. Muitas crianças de 6 anos conseguem contar até 100 de seguida com somente uma pequena consciência dos padrões envolvidos.
Filme Infantil
Donald no País da Matemágica.
Donald no País da Matemágica é uma viagem em um mundo de fantasia onde as árvores têm raízes quadradas. Disney usa a animação para explicar o pentagrama que contém a regra de ouro e, baseado nele, explica a relação de proporção do retângulo de ouro, que representava para os gregos a lei da beleza matemática. "A obra é questionável ao associar a disciplina à mágica e apresentá-la como uma tarefa para intelectuais. Mas algumas cenas contribuem para explorar a relação das teorias matemáticas com a música, a arquitetura e a arte", afirma Priscila Monteiro, consultora pedagógica da Fundação Victor Civita (FVC).

Assinar:
Postagens (Atom)