Proposta de Atividade com Ábaco
Objetivos:
- Compreender e utilizar as técnicas operatórias para adição e subtração com trocas e reservas;
- Compreender e fazer uso das regras do Sistema de Numeração Decimal;
- Fazer uso de material semi simbólico para registro de cálculos de adição e subtração; Metodologia:
Para iniciar o uso do ábaco como suporte nas operações, é adequado que sejam propostas contas simples. Por exemplo:
21
+ 6
Inicia-se a operação colocando no ábaco o número de argolas
correspondentes à quantidade representada pelo primeiro numeral, 21. Portanto
uma argola deverá ser colocada no primeiro pino da direita para a esquerda (onde
são colocadas as unidades) e duas argolas deverão ser colocadas no segundo pino
da direita para a esquerda (onde são colocadas as dezenas). Em seguida,
coloca-se o número de argolas correspondentes à quantidade representada pelo
segundo numeral; portanto deverão ser colocadas 6 argolas no primeiro pino (das
unidades) . Faz-se a contagem encontrando 7 argolas no primeiro pino (7
unidades), e 2 argolas no segundo pino (2 dezenas), somando 27 argolas ou
unidades.
O próximo desafio será somar os valores 15 +
8
Como
a regra é não deixar mais de 10 argolas em um mesmo pino, e 13 é mais que 10
dessa forma, 10 das 13 argolas devem ser retiradas do primeiro pino e trocadas
por uma argola que será colocada no segundo pino, representando 10 unidades (1
dezena):
As
atividades de subtração envolvem o raciocínio inverso da adição:
14
– 3
A
subtração com reserva ou troca, requer um pouco mais de cuidado. Onde há na
adição a troca das unidades para a dezena, haverá na subtração a necessidade de
decompor as dezenas (ou centenas dependendo da operação) novamente em unidades
(ou na casa imediatamente à direita). Por exemplo:
21
– 6
O
trabalho com a centena e a unidade de milhar é semelhante, tendo apenas a
diferença da quantidade, que também pode requerer um trabalho mais apurado por
conta da abstração da quantidade e do reconhecimento dos valores.
Depois do trabalho com o material ábaco concreto, pode-se passar a registrar o ábaco em forma de desenho, parecido com o que vem aqui apresentado, pois o ábaco é justamente a transição do material concreto - como o material dourado que tem o valor em si mesmo nas peças -, e os símbolos e algoritmos, que são a representação da quantidade de forma simbólica.
Depois do trabalho com o material ábaco concreto, pode-se passar a registrar o ábaco em forma de desenho, parecido com o que vem aqui apresentado, pois o ábaco é justamente a transição do material concreto - como o material dourado que tem o valor em si mesmo nas peças -, e os símbolos e algoritmos, que são a representação da quantidade de forma simbólica.
Aluno de 10 anos do 5º ano do Ensino Fundamental:
1º Desafio:
- Você conhece o Ábaco?
2º Desafio:
- Você sabe contar usando ele?
3º Desafio:
- Como foi sua experiência com ele?
4° Desafio:
-Qual numero esta representado na figura abaixo?
(A) 1.314
(B) 4.131
(C) 10.314
(D) 41.301
(B) 4.131
(C) 10.314
(D) 41.301
Referências :
Disponível
em: <http://dialogoeducacao.blogspot.com.br/2011_08_01_archive.html>
Visto em: 09/09/2012
http://cambetabangkokmacau.blogspot.com.br/2011/05/abaco-sua-historia.html
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