quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Atividade com ábaco

Proposta de Atividade com Ábaco



Objetivos: 



            - Compreender e utilizar as técnicas operatórias para adição e subtração com trocas e reservas; 
            - Compreender e fazer uso das regras do Sistema de Numeração Decimal; 
            - Fazer uso de material semi simbólico para registro de cálculos de adição e subtração; 
Metodologia: 



            Para iniciar o uso do ábaco como suporte nas operações, é adequado que sejam propostas contas simples. Por exemplo: 
                            
21 + 6
      Inicia-se a operação colocando no ábaco o número de argolas correspondentes à quantidade representada pelo primeiro numeral, 21. Portanto uma argola deverá ser colocada no primeiro pino da direita para a esquerda (onde são colocadas as unidades) e duas argolas deverão ser colocadas no segundo pino da direita para a esquerda (onde são colocadas as dezenas). Em seguida, coloca-se o número de argolas correspondentes à quantidade representada pelo segundo numeral; portanto deverão ser colocadas 6 argolas no primeiro pino (das unidades) . Faz-se a contagem encontrando 7 argolas no primeiro pino (7 unidades), e 2 argolas no segundo pino (2 dezenas), somando 27 argolas ou unidades. 
O próximo desafio será somar os valores 15 + 8

 
           Como a regra é não deixar mais de 10 argolas em um mesmo pino, e 13 é mais que 10 dessa forma, 10 das 13 argolas devem ser retiradas do primeiro pino e trocadas por uma argola que será colocada no segundo pino, representando 10 unidades (1 dezena):

 
As atividades de subtração envolvem o raciocínio inverso da adição: 
14 – 3

 
            A subtração com reserva ou troca, requer um pouco mais de cuidado. Onde há na adição a troca das unidades para a dezena, haverá na subtração a necessidade de decompor as dezenas (ou centenas dependendo da operação) novamente em unidades (ou na casa imediatamente à direita). Por exemplo: 

21 – 6


        O trabalho com a centena e a unidade de milhar é semelhante, tendo apenas a diferença da quantidade, que também pode requerer um trabalho mais apurado por conta da abstração da quantidade e do reconhecimento dos valores. 
         Depois do trabalho com o material ábaco concreto, pode-se passar a registrar o ábaco em forma de desenho, parecido com o que vem aqui apresentado, pois o ábaco é justamente a transição do material concreto - como o material dourado que tem o valor em si mesmo nas peças -, e os símbolos e algoritmos, que são a representação da quantidade de forma simbólica. 
Desafios:

Aluno de 10 anos do 5º ano do Ensino Fundamental:

1º Desafio:
- Você conhece o Ábaco?

2º Desafio:
- Você sabe contar usando ele?

3º Desafio:
- Como foi sua experiência com ele?

4° Desafio:
-Qual numero esta representado na figura abaixo?
(A) 1.314
(B) 4.131

(C) 10.314
(D) 41.301

Referências :

Disponível em: <http://dialogoeducacao.blogspot.com.br/2011_08_01_archive.html> Visto em: 09/09/2012
http://cambetabangkokmacau.blogspot.com.br/2011/05/abaco-sua-historia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário