Plano de aula
Tema: História da matemática
Turma: 5º ano do Ensino Fundamental
Objetivo:
Conhecer a história da matemática.
Conhecer outras formas de contar.
Introdução:
Os números estão em todos os lugares, na rua, na nossa casa, no banco, no controle remoto, no ônibus, no carro... Você lembra de mais algum lugar que tenhas número?
Alguns anos atras não existiam números por toda parte como existe hoje, e muito menos existia o dinheiro. Quando as pessoas iam comprar elas não pagavam com dinheiro e sim com produtos de seu próprio plantio.
Agora vou contar uma história:
Há muito tempo atras os pastores de ovelhas contavam suas ovelhas. Mas não existiam calculadoras, como será que contavam?
Quando um rebanho era pequeno era fácil contar, mas quando era grande era difícil.
Então o pastor teve uma ideia, logo cedo quando ia levar as ovelhas para passear ele separava uma pedrinha para cada ovelha que saia do pasto, e assim ele contava. E quando retornava do passeio a cada ovelha que entrava no pasto ele retirava uma pedrinha do monte, quando sobrava pedra ele sabia que alguma ovelha tinha ficado para trás, e quando faltava ele sabia que tinha ovelha a mais que não era dele.
Atividade:
O que mais podemos usar além das pedrinhas para contar? A mão?
Vamos colar palitos de fósforos nos dedos da mão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário