Matemática.
É
papel da escola preparar o aluno para o exercício da cidadania, em especial na
formação da consciência de direitos e deveres da vida em comunidade. Assim, a
escola deve preparar seus alunos para utilizar diferentes linguagens- verbais, matemática,
gráfica, plástica e corporal- como meio para produzir, expressar e comunicar
suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos
públicos e privados, atendendo a diferentes atenções de comunicação. Além
disso, os alunos devem ser preparados para saber utilizar diferentes fontes de
informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos novos.
Esta
é uma proposta para o trabalho pedagógico que completa a criatividade e a
socialização crítica, tendo como instrumento a matemática, mostrando as
diferentes formas de se trabalhar com a matemática. Assim aprende-se a
matemática brincando e ao brincar a criança pensa, reflete e organiza-se
internamente para aprender aquilo que ela quer que precisa, de que necessita e
que está no momento de aprender.
Portanto,
devemos propor aos nossos alunos um ambiente agradável, colocando situações
problemas para que eles investiguem, explorem encontrem soluções e desenvolvam
ludicamente o raciocínio.
Objetivo
· Favorecer o ambiente rico em relações
lógico matemáticas
· Desenvolvimento do conhecimento físico
· A conservação de números
· Propriedades das operações no concreto
· Resoluções de problemas matemáticos
· Decomposição numérica
Tudo
isso através do lúdico, da brincadeira. Debatendo como foi a nossa relação com
a matemática e como pode ser essa relação hoje, com os nossos alunos. Pensando
dessa forma, em uma maneira diferente do que nós fomos ensinados.
Conteúdos/Atividades
1. Exploração
(reconhecimento, familiarização, associação e cor)
2. Noção
de espaço (reprodução de figuras, preenchimento e áreas);
3. Associação
números à quantidade;
4. Sequência
e seriação;
5. Equivalência
(adição e multiplicação);
6. Decomposição
e conservação de numerais;
7. Trocas
(divisão e subtração), resolução de problemas;
8. Geometria
(formas e lados);
9. Medidas
(gráfica representação de espaço).
Tudo
isso trabalhando a matemática através de jogos, como o fecha casa, limpa prato
e batalha naval.
Nenhum comentário:
Postar um comentário