terça-feira, 3 de setembro de 2013

Matemática

 Matemática.

É papel da escola preparar o aluno para o exercício da cidadania, em especial na formação da consciência de direitos e deveres da vida em comunidade. Assim, a escola deve preparar seus alunos para utilizar diferentes linguagens- verbais, matemática, gráfica, plástica e corporal- como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes atenções de comunicação. Além disso, os alunos devem ser preparados para saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos novos.
Esta é uma proposta para o trabalho pedagógico que completa a criatividade e a socialização crítica, tendo como instrumento a matemática, mostrando as diferentes formas de se trabalhar com a matemática. Assim aprende-se a matemática brincando e ao brincar a criança pensa, reflete e organiza-se internamente para aprender aquilo que ela quer que precisa, de que necessita e que está no momento de aprender.
Portanto, devemos propor aos nossos alunos um ambiente agradável, colocando situações problemas para que eles investiguem, explorem encontrem soluções e desenvolvam ludicamente o raciocínio.

Objetivo
·         Favorecer o ambiente rico em relações lógico matemáticas
·         Desenvolvimento do conhecimento físico
·         A conservação de números
·         Propriedades das operações no concreto
·         Resoluções de problemas matemáticos
·         Decomposição numérica

Tudo isso através do lúdico, da brincadeira. Debatendo como foi a nossa relação com a matemática e como pode ser essa relação hoje, com os nossos alunos. Pensando dessa forma, em uma maneira diferente do que nós fomos ensinados.
Conteúdos/Atividades

1.     Exploração (reconhecimento, familiarização, associação e cor)
2.     Noção de espaço (reprodução de figuras, preenchimento e áreas);
3.     Associação números à quantidade;
4.     Sequência e seriação;
5.     Equivalência (adição e multiplicação);
6.     Decomposição e conservação de numerais;
7.     Trocas (divisão e subtração), resolução de problemas;
8.     Geometria (formas e lados);
9.     Medidas (gráfica representação de espaço).


Tudo isso trabalhando a matemática através de jogos, como o fecha casa, limpa prato e batalha naval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário